03/02/2017
Curiosidades do Espaguete

Há vários tipos de espaguete conforme o seu diâmetro (spaghettone, spaghettino, capellini, vermiceli, vermicelloni).

Há vários tipos de espaguete conforme o seu diâmetro (spaghettone, spaghettino, capellini, vermiceli, vermicelloni). Diz-se que cada italiano consome cerca de 30 quilogramas anuais de massas, enquanto que no Brasil esse consumo é da ordem de apenas 5,7 quilogramas/ano. O prato é consumido tradicionalmente com diferentes molhos (bechamel, tomate, ragu, quatro queijos etc).

Por muito tempo, discutiu-se sobre qual povo teria inventado os spaghetti e as massas em geral: os chineses, os árabes ou os italianos. A origem até recentemente admitida era árabe, na forma do spaghetti seco, a chamada Itrjia, que entrou na Europa quando da dominação árabe na Sicília, no século IX. Aí essa massa foi sendo mais elaborada desde sua chegada a Trabia, próxima a Palermo. A Sicília ficou sendo a "pátria" dessa iguaria, até ser substituída por Nápoles, já no século XVIII.

Outra teoria sobre a chegada na Itália do spaghetti atribui esse feito a Marco Polo, que teria trazido essa novidade na volta de sua viagem à China, entre 1271 e 1295. Hoje, porém, sabe-se que já havia registros anteriores de spaghetti e maccheroni (macarrão) na Península Itálica.

Pesquisas do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia de Ciências de Pequim, sob o comando do Prof. Houyuan Lu, mostraram que, embora os mais antigos registros escritos em chinês acerca dos spaghetti datassem dos anos 25 a 220 d.C., durante a Dinastia Han, essa massa alimentícia era bem mais antiga. Houyauan Lu escavava no sítio arqueológico de Lajia (junto ao Rio Amarelo, em Haidong, província Qinghai, no noroeste da China) da cultura Qijia, onde teria nascido a civilização chinesa.

O local fora destruído por um terremoto, seguido de inundação, no final do Neolítico. Ali, um recipiente soterrado sob diversas camadas de argila continha um fio cilíndrico, espesso em diâmetro e com cerca de meio metro de comprimento, feito de milheto. Tratava-se de um precursor dos spaghetti. Os árabes teriam sido tão somente os introdutores dessa invenção chinesa na Europa.

Macarrão ao Molho Branco com Espaguete

Feito com Farinha de trigo e água. Longo, String em forma macarrão de trigo, originalmente rolou por mão e, mais tarde, submetida a extrusão através de uma fieira. Hoje, ele é o formato longo fábrica massas caseiras.

Os tipos e nomes variam de acordo com o diâmetro das massas alimentícias e a região de produção. Eles são fervidos em bastante água salgada.

Também conhecido como: Fide; na Sicília, fidillini. Para o mais fino, capelli d’angelo (anjo cabelo), Capellini (cabelo), capelvenere (cabelo de Vênus), fedelini, fidelini e sopracapellini, mas também vermicelli mezzi, spaghettini e vermicellini. Para o mais grosso, filatelli, Spaghettoni, vermicelloni e vermicelloni giganti. Maneiras mais Servidas: As formas finas no caldo de carne; as mais grossas como Pastasciutta, com molhos tradicionais locais. Onde se encontram: generalizada.

Observações: A raiz da palavra spaghetti é simples: isso significa uma pequena corda, exatamente como o primeiro, feito à mão, vagamente spaghetti irregulares deve ter sido. o nome para esta pasta é uma palavra da preensão de casa em todos os continentes e um sinônimo para “Made in Italy”.

O escritor Giuseppe Prezzolini disse que “spaghetti têm o mesmo direita ou mais para pertencer a civilização italiana que Dante tem. “Sem dúvida, o significado por trás da superfície de uma massa em forma string- feita a partir de farinha de trigo, há um significado mais profundo que contém a filosofia de um civilização- um significado difícil de entender se examinadas apenas superficialmente.

Pasta de fato se tornou uma verdadeira civilização na Itália: tem o lugar de honra no menu, e devido à variabilidade dos condimentos que podem ser combinados com ele para fazer uma refeição substancial e equilibrada prato de um, é agora, no alvorecer do terceiro milênio, a mais pop u lar comida nas mesas italianas para todos estilos de vida. Macarrão ao molho branco com Espaguete, é viajar direito do mundo na companhia de pizza, com o rótulo de “Itália”, escrito em grandes letras: bom gosto e qualidade de vida em uma única palavra.